sexta-feira, 14 de setembro de 2007

René Descartes

Filósofo, cientista e matemático francês, René Descartes é conhecido como "o pai da filosofia moderna". Descartes tentou direcionar o estudo da filosofia para uma nova direção, recusando-se a aceitar os pensamentos que predominavam na época. Suas contribuições revolucionaram o estudo da filosofia.

Descartes nasceu em La Haye, na França, filho de uma família nobre. Foi educado na Universidade Jesuíta de La Flèche, em Anjou, onde aprendeu matemática e filosofia, além dos tradicionais estudos clássicos. Sob a influência dos jesuítas e devido ao cenário na França, o catolicismo exerceu uma grande influência sobre Descartes ao longo de sua vida.
Após terminar a escola, Descartes estudou direito na Universidade de Poitiers, tendo se formado em 1616. Porém, ele nunca exerceu a profissão.

René Descartes morreu de pneumonia no dia 11 de fevereiro de 1650 em Estocolmo, Suécia, onde ele estava trabalhando como professor a convite da Rainha. Acostumado a trabalhar na cama até meio-dia, sua saúde por ter sofrido com as demandas da Rainha Christina - começavam seus estudos às 5 da manhã. Como um católico num país protestante, ele foi enterrado num cemitério de crianças não batizadas, em Adolf Fredrikskyrkan em Estocolmo. Depois, seus restos foram levados para a França e enterrados na Igreja de São Genevieve-du-Mont em Paris. Um memorial construído no século XVIII permanece na igreja sueca.

Nenhum comentário: